"De 7 a 25 de novembro de 2022, o Agrupamento de Escolas José Estêvão foi invadido por artistas que vieram para indisciplinar. Com o apoio do P.N.A. - Plano Nacional das Artes, Hugo Branco (da VIC - Aveiro Art's House) trouxe-nos Santi Lesca, Frankão (com o projeto O Gringo Sou Eu) e Gabriela Benedeti.
Santi Lesca e Frankão desenvolveram atividades com alunos das turmas do 5º, 6º na EB2 de São Bernardo e dos cursos profissionais na Escola Secundária José Estêvão.
Gabriela Benedeti realizou este filme que ilustra o que se fez e construiu.
A propósito deste filme, a autora diz-nos:"
Tive o prazer de integrar a equipa de artistas convidados para o projeto de residência artística no agrupamento escolar José Estêvão, no âmbito dos projetos contemplados pelo Plano Nacional das Artes. Estive responsável, sobretudo, pela documentação do projeto que envolvia mais dois artistas em ação, o Santi Lesca e o Frankão. Entretanto, com uma das turmas da Escola EB2.3 de São Bernardo, tivemos a oportunidade de desenvolver atividades ligadas ao mundo visual e cinematográfico através da prática. Assim, desenvolvi a documentação do processo geral, mas também dinamizei durante 3 semanas atividades práticas e de diálogos com os alunos.
A dinâmica voltada para a produção audiovisual, teve 3 momentos diferentes. No primeiro e segundo momento salientamos as funções elementares na etapa de produção através da experimentação, como operador de áudio e auxiliar, operadores de câmera e auxiliares, o entrevistador e entrevistado, diretor de cena e iluminador.
Fomos à prática e desenvolvemos uma primeira tentativa de reportagem, utilizando 3 câmeras (respeitando a teoria de espaçamento angular entre os dispositivos), um gravador de áudio e um rebatedor de luz (apesar do dia nublado). Num terceiro momento descobrimos e brincamos com o mundo da animação. Através do software “Character Animator”, desenvolvemos um momento de conversa sobre o mundo animado visual e experimentamos a manipulação de marionetas animadas através da atuação dos alunos mediante frases improvisadas pelos próprios.