Inter Gera Ação é o documentário resultante do projeto de investigação finalizado em Julho de 2017 para a obtenção do título de Mestrado em Comunicação Multimédia - Audiovisual Digital, pela Universidade de Aveiro.
Trata-se de um documentário metalinguagem, que retrata o processo de criação colaborativo, intergeracional e tecnologicamente mediado de um guião.
O grupo de estudo que possibilitou a realização deste projeto foi selecionado pelo método de seleção não probabilística, especificamente por conveniência. O grupo foi constituído por jovens que se haviam voluntariado para fazer visitas ao Centro-de-Dia e ao lar do Patronato de Nossa Senhora de Fátima (PNSF), em Vilar, Aveiro. Portanto, são 6 indivíduos jovens, entre os 15 e 17 anos de idade, e 5 indivíduos seniores, entre os 84 e os 99 anos de idade.
Os 5 encontros aconteceram no estúdio audiovisual do Departamento de Comunicação e
Artes, da Universidade de Aveiro, entre os dias 07.04 à 19.05 de 2017. 
Os conhecimentos sobre guionismo foram introduzidos ao longo das sessões e não foram
estruturados de forma linear, apesar de o resultado final, ou seja, o guião produzido durante os encontros pelos participantes do projeto, intitulado "Conversas entre Gerações", contemplar todas as devidas etapas: ideia, tratamento e estrutura, guião literário, guião técnico, storyboard.
Para mais informações e detalhes sobre a linha científica, abordagem metodológica, bem como a estratégia desenvolvida para a realização do estudo, deixo o link onde podem encontrar o documento final de dissertação.
Em Volta de uma Conversa enquadra-se como o estudo piloto realizado no âmbito do Inter Gera Ação, projeto de dissertação realizado por mim, sob orientação de Ana Carla Amaro, na Universidade de Aveiro. Com o estudo piloto obteve-se conhecimentos prévios necessários para fortalecer
o desenvolvimento da produção do documentário final, minimizando os fatores de risco que pudessem contribuir para o enviesamento ou insucesso da investigação.
O piloto revelou-se de extrema importância, pois permitiu a compreensão das fragilidades assentes no desenho metodológico, a validação das técnicas de recolha de dados, a elaboração de novas versões para os instrumentos de recolha de dados, nomeadamente, entrevista semi-estruturada e diário de campo, amadurecer a didática e dinâmica de grupo, precaver as situações de constrangimento a nível do artefacto audiovisual
As filmagens foram feitas com uma Rollei actioncam 415 posicionada no canto superior esquerdo da sala e uma Canon EOS 1200D, posicionada no centro da sala, entre os quatro participantes. Recorreu-se a gravação de áudio a partir de dois smartphones, já que
não foi possível a obtenção de um equipamento profissional. Estes estiveram posicionados entre cada par de indivíduos.
Back to Top